sábado, 15 de junho de 2013

ACONTECE HOJE, CURSO DE CAPACITAÇÃO DE ADVOGADOS NO SISTEMA DO PROCESSO JUDICIAL ELETRÔNICO - PJe

Cajazeiras – A subseção local da Ordem dos Advogados do Brasil, está promovendo na data de hoje (15/06) um curso de capacitação em Processo Judicial Eletrônico – PJe – a todos os Advogados e Advogadas militantes nas comarcas integrantes desta jurisdição do conselho.

Foram ofertadas um numero de 90 vagas, visto a capacidade do auditório local onde está sendo ministrado o curso, sendo, destas, preenchidas quase em sua totalidade, comparecendo a maioria dos inscritos que buscam uma capacitação no sistema que será indispensável à prática da advocacia.

O curso está sendo ofertado de forma gratuita, pela OAB/PB em parceria com a subseção local e a ESA - Escola Superior da Advocacia, e ministrado pelo Professor Yuri Paulino, acontecendo até as 17hs00m na sede da subseção, situada na Rua Manoel Gonçalves Pedrosa, S/N, próximo ao SENAC.

O sistema do Processo Judicial eletrônico, conhecido popularmente como PJE, é um software elaborado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) a partir da experiência inerente a prática judicante, e com a colaboração de diversos tribunais brasileiros.

O objetivo principal buscado pelo CNJ é elaborar e manter um sistema de processo judicial eletrônico capaz de permitir a prática de atos processuais pelos magistrados, servidores e demais participantes da relação processual diretamente no sistema, assim como o acompanhamento desse processo judicial, independentemente de o processo tramitar na Justiça Federal, na Justiça dos Estados, na Justiça Militar dos Estados e na Justiça do Trabalho, em todas as suas esferas.

Além desse grande objetivo, o CNJ pretende fazer convergir os esforços dos tribunais brasileiros para a adoção de uma solução única, gratuita para os próprios tribunais e que atente para requisitos importantes de segurança e de interoperabilidade, racionalizando gastos com elaboração e aquisição de softwares e permitindo o emprego desses valores financeiros e de pessoal em atividades mais dirigidas à finalidade do básica do judiciário.



A OAB/PB, por seu representante no Comitê Gestor Regional do Pje-JT, tem acompanhado e participado das etapas desta implantação e adaptação do novo sistema, sempre atenta ao respeito às prerrogativas do advogado, e a necessária preservação da realização da justiça como indispensável para a manutenção e realização da ordem social democrática.

0 comentários :

Postar um comentário